CENTRAL DE VENDAS

+55 21 2018-0402

O Inglês nas Redes Sociais

November 20, 2019

1/10
Please reload

Preciso Validar meu Diploma para trabalhar no exterior?

October 14, 2019

 

Se você terminou a graduação e tem o desejo trabalhar no exterior? Então saiba que o primeiro passo para fazer esse processo é buscar uma revalidação de diploma.

O processo de revalidação de diploma

Quando você conclui um curso superior aqui no Brasil, o seu diploma é válido em todo o território nacional, mas isso não quer dizer que outros países vão reconhecê-lo. Na verdade, é necessário passar por um processo junto ao governo brasileiro e do local de destino para que isso ocorra e o trâmite leva tempo.

Os passos para a revalidação de diploma dividem-se, basicamente, em duas etapas principais. O primeiro é a tradução juramentada e o outro é o apostilamento da Haia. Dependendo do país para o qual você vá também pode ser preciso fazer um teste de proficiência da língua.

 

A tradução juramentada

A tradução depende do seu destino final, porém ela é solicitada pela maioria dos países que não sejam de língua portuguesa. Essa etapa não pode ser feita pelo seu amigo que é fluente em um determinado idioma, por exemplo. Ela é um processo legal e precisa ser realizada por profissionais específicos.

Os tradutores estão vinculados à junta comercial de cada estado. Então, é preciso entrar no site do governo e ver a lista de pessoas disponíveis para o serviço. Em geral, será preciso traduzir o diploma e o histórico acadêmico e isso deve ser feito antes de seguir para o tópico seguinte.

 

A Apostila da Haia 

A apostila nada mais é do que um certificado de autenticidade emitido pelo governo brasileiro para os documentos que você apresentar. Isso é feito em cartórios específicos, geralmente localizados nas capitais.

Essa etapa é realizada de forma imediata e funciona como um reconhecimento de firma. O carimbo dado pelo cartório não tem validade. Sendo assim, você pode usar o documento no momento em que precisar.

O apostilamento entrou vigor aqui no Brasil em 2016, facilitando toda a tramitação para a revalidação de diploma. O certificado vem da Convenção da Haia, um tratado internacional criado em 1961 sobre a legalização de documentos estrangeiros.

Dessa convenção fazem parte mais de 110 países e a lista completa pode ser conferida no site oficial do Conselho Nacional de Justiça.

 

Obtendo a validação no exterior

Depois de fazer a tradução e o apostilamento, você deve enviar os documentos para o país de destino. Essa etapa pode ser feita por meio do próprio cartório brasileiro e pode levar até seis meses para ficar pronta.

Caso você esteja indo para uma nação que não aderiu à Convenção da Haia será necessário seguir mais etapas para o processo de revalidação de diplomas. Cada passo deve ser conferido junto ao consulado ou embaixada dos países.

 

A prova de proficiência

Para exercer bem uma profissão fora do Brasil é necessário, antes de tudo, se fazer entender pela população do local. Por isso, a fluência no Inglês é algo essencial.

Sendo assim, quando você estiver fazendo o processo de revalidação de diploma pode ser necessário enviar um certificado de proficiência junto dos seus documentos.

Para construir uma carreira no exterior sem desperdiçar a formação acadêmica adquirida em território nacional é importante seguir todos os passos para a legalização de documentos. O processo tem vários detalhes e é demorado, mas vale a pena.

O inglês já não é mais um diferencial de mercado, é uma obrigação para todos os profissionais que desejam melhores posições. Investir em um bom curso de inglês lhe abrirá oportunidades e possibilidades com maior facilidade e maior frequência. Clique aqui e comece sua preparação hoje.

Please reload

Posts Em Destaque

O Inglês nas Redes Sociais

November 20, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload