CENTRAL DE VENDAS

+55 21 2018-0402

Buscar
  • EAC Personnalité

Happy New Year


O ano novo para os brasileiros é o momento em que um novo ano civil começa e um novo calendário anual é iniciado. Em muitas culturas ao redor do mundo, o evento é comemorado de alguma maneira, principalmente na véspera da data.


O Réveillon no Brasil é o segundo evento mais popular do calendário de festividades, perdendo apenas para o carnaval. Como na maior parte do mundo, a programação do ano novo no Brasil em no dia 31 de dezembro e se estende até o fim do dia 01 de cada ano.

Nos Estados Unidos, os americanos adoram comemorar e fazer grandes festas. Para eles, o espetáculo maior é na Times Square, uma avenida famosa de Nova Iorque.


Antes de mais nada é importante explicar que o Ano Novo nos Estados Unidos não é chamado “Réveillon” – palavra de origem francesa – como aqui no Brasil. Nos Estados Unidos o ano novo é chamado de New Year’s Eve onde “Eve” é uma abreviação “Evening” (noite).


É comum os americanos preparem uma ceia no último dia do ano e, posteriormente, celebrem a virada do ano. O ritual costuma acontecer reunindo à família e amigos com a tradicional contagem regressiva e o brinde de virada. Ainda relação à ceia, o prato predominante nos lares americanos é o porco. Segundo a cultura local, o porco representa prosperidade por ser um animal que mexe o focinho sempre para frente. Por ser um país de imigrantes, cada cultura mantém seus costumes quanto ao preparo dos alimentos. As famílias de origem cubana, por exemplo, tem por hábito assar o porco inteiro. Enquanto temos a tradição de comer lentilhas lá não podem faltar ervilhas, que normalmente acompanham a carne de porco.


Outra tradição comum no ano novo americano e muito conhecida em países do hemisfério norte é o “beijo da meia-noite”. Essa tradição remonta os festivais romanos de Sartunália onde, ao final, todos se beijavam na boca como forma de celebração.


Nos Estados Unidos as pessoas levam muito a sério o que chamam de “resoluções de ano novo”, o equivalente à nossa listinha de metas para o ano que vem chegando. As metas são também como as de muitos brasileiros: fazer dieta, mudar de emprego ou conseguir um, trocar de carro, etc.


Todo ano, na “New Year’s Eve” (véspera, réveillon, noite de Ano Novo), milhares de pessoas se reúnem para ver ao vivo, enquanto outros milhões assistem na TV à “Times Square ball drop” (descida da bola da Times Square). Ela é muito famosa e marca a entrada do Ano Novo desde 31 de dezembro de 1907 em NY. A contagem regressiva para o ano novo começa bem cedo, mas a animação aumenta quando a “midnight” (meia-noite) se aproxima. Quando faltam apenas 10 segundos, as coisas ficam iguais a qualquer outro país, todos começam a contar juntos, enquanto observam a queda da bola e, então, gritam: “HAPPY NEW YEAR!”. Essa saudação em inglês consiste tipicamente na palavra "happy" (feliz, bom) seguida do nome da festividade, como, por exemplo, "Happy New Year" (Feliz Ano Novo).


Tem pessoas rindo, gritando, comemorando, bebendo e fazendo barulho com suas buzinas até bem depois da meia-noite. Tem também os “fireworks” (fogos de artifício), champanhe e uma noite inteira de celebração.


O dia seguinte, 1º de janeiro, é geralmente feriado, o que significa que a maior parte dos locais de trabalho está fechada para permitir que as pessoas se recuperem e passem um tempo agradável com a família e amigos após a grande festa. Este costuma ser o momento de tirar férias e descansar bastante. Sair com os amigos, viajar, levantar tarde e ainda poder ficar a noite toda na Internet são algumas das “atrações” típicas do final do ano.


É uma época de dar um tempo, de deixar de lado as obrigações de todos os dias e se divertir. A programação dos canais de TV fica muito mais agradável, as propagandas de rua com temas de Natal nos lembram diariamente que é uma época especial, uma época de comemorações e confraternização.


Gostou das dicas? Não fique parado, comece o curso de inglês em imersão e conheça essa cultura de perto. Clique aqui e saiba mais.

36 visualizações