Business Call, falar ao telefone em inglês é um receio bastante comum entre as pessoas que estão aprendendo o idioma.
A sensação de incerteza e de falta de capacidade faz com que muita gente não se sinta à vontade em conversar via telefone com alguém que fale a língua inglesa.
Por isso, para te ajudar, listamos abaixo 5 dicas para atender uma chamada de inglês com mais facilidade. Acompanhe o post e aproveite!
1. Saiba iniciar a conversa
A primeira dica é evitar que você fique perdido logo no início da ligação, se estiver ligando ou recebendo a chamada, é preciso saber começar a conversa.
Logo, sua preocupação inicial deve ser conseguir se apresentar e cumprimentar a pessoa que está do outro lado da linha.
Para isso, vale usar expressões como “hello” ou “hi” para fazer a sua saudação. Se quiser, você pode ainda usar complementos como “good morning“, “good afternoon” ou “good night” — dependendo, é claro, do momento do dia que o outro está (tente considerar o fuso horário).
Então, diga o seu nome (por exemplo:”my name is Sara”) e parta para o seu objetivo, uma boa ideia é pedir para falar com quem você está interessado usando a seguinte sugestão:
“May I speak to (nome da pessoa)?”. Se estiver recebendo a ligação e não souber do que se trata, vale fazer a pergunta inversa para descobrir quem está chamando: “May I ask who is calling, please?”.
A partir daí, tenha em mente qual será o assunto a ser tratado, vale pesquisar com antecedência o vocabulário necessário para desenrolar a conversa e dizer o que você precisa.
2. Conheça os principais termos utilizados em ligações
Para não ficar intimidado, um truque é estudar as palavras mais comuns em ligaçõe, tentar prever alguns cenários é uma forma de diminuir as suas chances de erro.
É claro que nem tudo pode ser previsto, já que não sabemos exatamente o que a outra parte vai falar.
Ainda assim, as palavras básicas ajudam na construção de qualquer diálogo. Alguns exemplos são:
“Hello! How can I help you?” / Olá! Como posso te ajudar?;
“One moment, please. I’ll transfer you now” / Um momento, por favor. Vou transferi-lo agora;
“I´m putting you through“/ Estou passando a ligação;
“Would you like to leave a message?” / Você gostaria de deixar um recado?;
“I can call again later” / Eu posso ligar novamente mais tarde;
“I´m sorry. I didn´t get that” / Desculpe-me. Eu não entendi;
“You´ve got the wrong number” / Você ligou para o número errado;
“Could you ask him to call me back, please?” / Você pode pedir para ele me retornar, por favor?.
Um detalhe importante nesse sentido é a escolha da linguagem, inclusive pensando nas diferenças culturais, quando já existe certa intimidade, não há problema em usar termos mais informais.
Caso contrário, seja educado e opte pelas expressões coloquiais.
3. Faça anotações do que foi conversado
Outra dica que pode ajudar bastante é fazer anotações durante a conversa, principalmente se você ainda não está muito acostumado a fazer ligações em inglês.
Dessa forma, vai garantir que o assunto não seja perdido enquanto se esforça para falar o idioma, já que é normal haver algumas confusões.
Faça um breve resumo do que foi conversado, dos pedidos realizados ou do que foi combinado. Se tiver dúvidas, anote e pesquise depois para esclarecer qualquer mal-entendido.
4. Pergunte quando não entender
Essa é uma recomendação especial para quem é tímido ou tem vergonha de falar inglês em público e com outras pessoas: não deixe de fazer perguntas quando não entender o que está acontecendo.
É muito pior colocar em risco a sua postura ou opinião do que assumir a dificuldade de compreender alguma parte da conversa.
Entenda que não há problema algum nisso e não perca a chance de perguntar o que achar necessário no momento.
Você pode usar a frase “could you repeat, please?” para que a pessoa repita o que disse anteriormente e você tenha uma nova oportunidade de entender. Ou então seja direto e diga “sorry, I didn’t understand what you said“.
5. Pratique constantemente
Não só para fazer ligações, mas para sentir mais confiança e usar esse conhecimento para a vida — seja em uma viagem, seja para se destacar no mercado de trabalho ou em qualquer outra circunstância.
O ideal é fazer com que o idioma faça parte do seu dia a dia de forma natural. Diante disso, vale investir em um bom curso de inglês, além de manter o contato com músicas, filmes, livros, séries etc.
Por isso, se você ainda não domina o idioma, você pode começar a se preparar hoje mesmo!
Com o exclusivo método EAC Personnalité, garante que você obtenha um inglês em nível de fluência em 8 meses.
Você estuda 15 horas semanais obrigatórias, que podem ser distribuídas durante o dia de acordo com a sua disponibilidade.
Venha você também fazer parte dos mais de 17 mil alunos formados na EAC!